O primeiro repositório de informações, guias e novidades sobre um dos celulares Android mais originais que existem

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mini GPS


GPS é um daqueles inventos que mudam radicalmente nossas vidas, mesmo daqueles que dizem não se importar. Melhor do que ter um livro de mapas da sua cidade dentro do carro é ter os mapas do mundo inteiro no seu telefone celular. E de quebra, o telefone ainda abre o mapa no local exato em que você está. Mais ainda, você pode passar um endereço para o telefone encontrar e ele vai lhe dar as direções em que você tem que seguir para chegar lá.

Isso tudo funciona graças a uma rede de satélites circulando a terra 2 vezes por dia. Onde quer que você esteja no planeta, há quase sempre 8 desses satélites acima do horizonte. Cada satélite do GPS tem um relógio atômico a bordo. Eles transmitem constantemente a sua posição em órbita e a hora certa usando um sinal simples em UHF, a mesma faixa de frequências que alguns canais de TV usam. Um receptor pode usar o sinal de três ou mais desses satélites e calcular sua posição exata.

Mas há restrições, o sinal dos satélites é tênue e pode ser barrado por obstáculos, como prédios, montanhas ou telhados. Mesmo o sinal enfraquecido por árvores e nuvens densas pode não ser ouvido nos receptores mais simples.

Qualquer receptor de GPS leva algum tempo assim que ligado até obter sua própria localização, tipicamente até um minuto. Tendo a localização inicial, pode fornecer várias atualizações de posição em poucos segundos.

Por isso tudo, os telefones modernos com gps usam também o sinal das próprias torres de telefonia de celular para orientação. É o Assisted-GPS, ou A-GPS. Cada torre se identifica ao se comunicar com o telefone, e sua potência e posição pode ser encontrada em cadastros na internet. Pela intensidade do sinal, um telefone pode calcular com bastante precisão sua posição em relação as antenas da região. Em regiões urbanas, o telefone celular costuma ter a sua disposição o sinal de 10 antenas no seu raio de alcance de pouco mais de um quilometro.

No Mini 3 pode-se selecionar várias opções de funcionamento do GPS no menu de configurações, item "Meu Local". Sempre que você quiser a posição com precisão máxima, acione a opção "Habilitar satélites GPS". Para obter mais rapidamente a posição inicial, habilite a opção "GPS assistido". As duas opções gastam um pouco mais de energia da bateria, você pode desligar quando não estiver usando.

Ainda no mesmo menu estão as configurações para o A-GPS. Nele, há três opções de método de localização:
- autonomo, em que os cálculos de localização são feitos pelo seu Mini
- MS assistido, em que os cálculos iniciais são feitos pelos computadores da rede de telefonia celular e depois completados pelo Mini.
-Baseado em MS, em que os cálculos são feitos todos pelos computadores da rede de celular.

Tipo de reinicio: quente permite o uso de informações de localização anterior ao religar o gps. Use o tipo frio se você se deslocou muito desde que usou o gps pela última vez.

Dependendo da operadora de celular e da região em que você está, algumas dessas opções podem não funcionar. Experimente.

Quanto as aplicações de Mapas para o Mini, procure por:

- MapDroyd, (com y, não confundir com MapDroid) que permite baixar os mapas do país inteiro para o cartão de memória SD, dispensando o uso de seu plano de dados 3G para baixar os mapas. Se você tem espirito off-road como eu, isso também possibilita o uso onde não há cobertura de telefonia celular.
- AndNav2, mapas online de vários tipos, inclusive os do google e navegação.

Tem muitas outras aplicações que funcionam, aguardem por mais posts a respeito.

2 comentários:

Antonio disse...

Vc conhece algum aplicativo offline que possua navegação?

Greg disse...

Antonio, há o NavDroyd, irmão mais novo do MapDroyd, lançado no mês passado. Pode ser obtido no SlideMe