O primeiro repositório de informações, guias e novidades sobre um dos celulares Android mais originais que existem

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Guerra dos browsers

Quem usava internet em meados dos anos 90 deve se lembrar da guerra dos browsers. Em frenesi com o crescimento rápido da web, os desenvolvedores disputavam com todos os recursos possíveis o titulo de browser mais usado. Na pressa para lançar novas funcionalidades, várias versões incompletas, mal testadas e defeituosas foram a público. Padrões foram solenemente ignorados, tornando grandes extensões da web incompativeis para determinados browsers.

Nessa primeira guerra, a vitória coube ao browser que
estava mais facilmente disponivel. Mas os derrotados não se entregaram. Para sobreviver, criaram projetos de código livre que tem ainda hoje porções significativas de usuários na internet.

Agora a guerra dos browsers está de volta, em novo território: os dispositivos móveis e smartphones como o Mini 3. E os browsers livres estão saindo com vantagem.

Dentre os browsers livres, provavelmente o mais famoso nos desktops é o Firefox. Está sendo desenvolvida uma versão do Firefox para Android, apk de teste disponivel para download aqui. Mas o Firefox dos desktops ainda precisa emagrecer muito para entrar nos smartphones mais leves. Confira também a página do Firefox-mobile e os planos para sincronizar items com os desktops.

Outro browser famoso dos desktops é o Opera. Sua versão Mini, para dispositivos móveis já é um sucesso, disponivel em todas as principais plataformas de celulares.

Mas novos browsers também estão surgindo. O que tem
mais crescido é o webkit, software livre, browser default do Mini 3 e que deu origem a toda uma série de novos browsers. Entre eles o Apple Safari (mac e iphone), o Google Chrome (desktops), Dolphin e Skyfire (para Android).

O Dolphin tem versão gratuita, suportada por anúncios e versão paga.

Já o Skyfire é gratuito, sem ads e suporta videos em Flash, como os do Youtube. O Skyfire ainda permite visualizar páginas como se não estivesse rodando em um Android.

Há várias opções disponiveis, o que importa é instalar a que se adapta mais ao seu gosto.

Um comentário:

Ailton disse...

Ola, destoando completamente do assunto em questão.
Como eu faço para excluir alguma aplicação que eu não queira mais?
Ex: Instalei o andnav2 e ta dando erro, como eu faço pra tirar ele do meu smart?
Obrigado