O primeiro repositório de informações, guias e novidades sobre um dos celulares Android mais originais que existem

domingo, 11 de julho de 2010

Easter Eggs


O Mini 3 é cheio de surpresas. Mesmo após vários meses de uso, continuamos descobrindo novas funcionalidades. Para quem está começando, nem tudo é intuitivo.

A tela diminuta de um smartphone deixa pouco espaço para barras de rolagem, muitas vezes ocultando opções em menus. Os usuários de mouse com mais de um botão também não estão habituados a chamar menus mantendo o dedo pressionado por alguns segundos e muitas vezes não encontram essas interessantes opções.

O teclado virtual do Mini 3 é um excelente exemplo. Mantenha o dedo pressionado por alguns segundos sobre a tecla do globinho no canto inferior esquerdo. Aparecerão outras opções de teclado, inclusive reconhecimento de escrita a mão. Pode-se digitar caracteres acentuados mantendo pressionada a tecla da letra que queremos acentuar. E smiles podem ser rapidamente incluidos mantendo pressionada a tecla com a
carinha.

Mas o que dizer de uma aplicação inteira que passou despercebida durante todos esses meses?

Uma das caracteristicas mais legais e poderosas da maioria dos telefones Android é justamente a tela inicial "Home", com suporte a "Widgets". Widgets são essas pequenas aplicações que não ocupam a tela toda, ficam sobre o papel de parede. Podem ser encontrados na web alguns aplicativos que acrescentam essa funcionalidade no Mini, substituindo aquele menu inicial simplificado. Algumas dessas aplicações, como o OpenHome ou o AHome são comerciais, custam dinheiro! Rodam bem, mas ocupam muito espaço na memória.

E então descobrimos graças a nosso colega W que o Mini 3 já tem uma Home com suporte a widgets de fábrica, rodando nele o tempo todo em background! Não há uma forma nativa de chamar essa Home escondida no Mini 3, é preciso instalar uma aplicação de Advanced Task Manager que permita trazer para foreground a "Florid Home".

Para usuários mais avançados, existe uma forma de habilitar o suporte a videos quicktime editando o arquivo /opl/etc/filetypes.xml. Marque a linha correspondente aos arquivos qt como habilitada e reinicie o Mini. Os videos qt serão associados com o video player padrão e poderão ser reproduzidos. Mas não se empolgue demais, nem todos os tipos de arquivos listados tem de fato o suporte necessário. E o mediaserver examina cada arquivo habilitado que você tem no sdcard após o boot, levando mais e mais tempo, consumindo cpu e bateria.

Certamente ainda há muito mais para descobrir, vamos continuar atentos!

4 comentários:

Marciooo disse...

Gostaria de saber como faço para trocar o papel de parede do Dell Mini 3, como figura no post.

Alpharoid disse...

Excelente post, Greg. Você nunca deixa de surpreender.

Greg disse...

Marcio, basta seguir a dica do post para visualizar o florid home e depois manter o dedo pressionado sobre o fundo até aparecer o menu. Uma das opções do menu é para trocar o papel de parede.

Marcos disse...

Finalmente uma luz no fim do tunel para o meu peso de papel. O pesinho de papel ta de cara nova. Rs.