O primeiro repositório de informações, guias e novidades sobre um dos celulares Android mais originais que existem

domingo, 22 de agosto de 2010

USB, MTP x UMS


Diferente de outros Androides, o Mini usa o sdcard para armazenar os arquivos de todas as aplicações instaladas. Essa opção de projeto tem seus prós e contras:

  • A Borqs fez a mudança as pressas e esqueceu de que ao conectar o telefone com a USB em modo UMS (imitando um pen-drive) os arquivos ficam indisponiveis para o sistema e por isso mesmo as aplicações são desinstaladas/destruídas. Bug.
  • Aumenta a dependência do sdcard, ele não pode mais ser trocado a vontade com o telefone ligado, como se fosse um disquete do usuário sem maiores consequências para o sistema.
  • Economiza a memória interna do telefone.
  • Simplifica o projeto do hardware, pois dispensa a instalação de memória interna adicional, reduzindo custos, tamanho, consumo de energia e vulnerabilidades físicas do equipamento.
Mesmo com uma pequena memória interna, com isso é possivel instalar ao mesmo tempo uma quantidade maior de aplicações no Mini do que na maioria dos outros telefones com Android, graças ao vasto espaço disponivel no sdcard. Se ainda assim precisar de mais espaço, é só comprar um sdcard maior, custa bem barato encomendando pela internet.

Se o preço para poder instalar mais aplicações simultaneamente é não poder usar o Mini como Pen Drive em modo UMS sem destruir as aplicações, então na minha opinião dessa vez a Dell e a Borqs fizeram a escolha certa. De fato, minha dúvida é porque eles não colocaram logo TODOS os dados e configurações do usuário no sdcard. Teria evitado uma série de problemas e talvez seja até mais fácil de implementar.

Nas versões mais novas do Android, 2.1/2.2, o Google se ligou nisso e usou essa idéia de instalar aplicações no sdcard. Nessas versões, o usuário pode optar por mover (!) algumas (!) aplicações para o sdcard. E as aplicações tem que ser preparadas para isso pelo desenvolvedor.

Há ainda o modo MTP (como máquina fotográfica) que pode ser usado para transferir arquivos pela USB sem destruir as aplicações.

Recentemente precisei uma cópia de um documento que eu não tinha em mãos. Ir em casa buscar levaria muito tempo e eu guardo uma cópia digitalizada dele em meu servidor pessoal. Posso acessá-lo via internet. Na loja de cópias mais próxima - o popular "xerox" - eu poderia imprimir uma cópia.

Usando o acesso 3G, baixei o arquivo para o Mini de forma rápida e segura. Mas eu precisava transferir o arquivo do sdcard para o computador da loja xerox. Bluetooth e wi-fi não eram opções disponíveis lá. Se eu usasse o computador deles para baixar o arquivo, estaria expondo não apenas aquele documento, mas também minha senha e outros arquivos importantes que guardo em meu servidor. Eu tinha o cabo USB para conectar o Mini, então a escolha ideal era usar o modo MTP.

Esses computadores em ambientes promíscuos são frequentemente contaminados com vírus e outros bichos. Expondo o Mini eu não tinha praticamente nada a temer, o único arquivo importante no meu telefone era o que eu queria imprimir e nenhum vírus de pc poderia causar danos às aplicações do Android, que eu também tenho copiadas em lugar seguro.

Mas fui parar na única xerox zelosa que já vi... o dono recém tinha instalado não um, mas dois programas antivirus no mesmo computador, e ambos em modo paranóico. Ao plugar o cabo USB, selecionei o modo MTP para transferir os arquivos. Ironicamente, um dos antivirus negou acesso ao Mini alegando que não estava preparado para proteger o micro de possiveis vírus em dispositivos MTP.

Minha única opção era o modo UMS.

Eu não queria ter que reinstalar 300 aplicações que tenho. Para evitar isso eu poderia rapidamente usar o programa de backup que vem no Mini. Esse programa cria uma cópia adicional da instalação das aplicações, configurações e seus dados, guardando tudo no sdcard.

Em seguida, liguei o Mini em modo UMS, transferi o arquivo e o imprimi.

As aplicações foram destruídas, como previsto. Mas restaurando o backup delas em seguida eu poderia sair da loja com o Mini funcionando exatamente como estava quando entrei.

A dica é do colega Alpha, que continua fazendo falta.

2 comentários:

Unknown disse...

tu pudia upar esses 300 aplicativos !! pq eu to garimpando mas poucos programas rodam bemm! to me sentindo arrependido do dell mini

Alpharoid disse...

Muito obrigado pela referência, Greg!

Pretendo voltar para nossa comunidade em breve. :)