O primeiro repositório de informações, guias e novidades sobre um dos celulares Android mais originais que existem

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Usando o SDK

Há quem pense que SDK é coisa apenas para programadores. No caso do Androide, o Software Develpment Kit disponibilizado pelo Google é muito mais do que isso. É uma ferramenta indispensável para quem quer dominar o sistema e modificá-lo.

Para começar, baixe os arquivos de instalação para sistemas rodando Windows, Mac OS X ou Linux disponiveis em http://developer.android.com/sdk/index.html. Se você é desenvolvedor, baixe também o plugin para o Eclipse e o NDK no mesmo endereço.

Uma grande atração do SDK do Android é o emulador que vem com ele. Muito antes dos primeiros telefones com Android serem vendidos, já era possivel testar as aplicações dentro do computador onde foram desenvolvidas. Mais do que isso, com o emulador é possivel pegar imagens de firmware de telefones e testar elas inteiras antes de passar para o hardware real, com direito a rodar TODAS as aplicações disponiveis naquele firmware. Basta copiar o arquivo system.img para dentro do diretório de um telefone virtual criado com o emulador.

Outra ferramenta importante é o adb. Lembra da lista de modos USB do Mini que aparece ao plugar o cabo de dados? O último deles na lista é o modo ADB, que serve justamente para usar em conjunto com o adb do SDK. Esse comando permite varias tarefas úteis para testar aplicações, verificar os detalhes internos do Mini e até transferir arquivos.

O comando 'adb shell' permite que você acesse o Mini como o verdadeiro computador que ele é. Quem conhece o sistema Linux vai imediatamente reconhecer a maioria dos arquivos e diretórios disponiveis.

Os arquivos do cartão SD, que são os visiveis para o usuário pelo Gerenciador de Arquivos do Mini ou via USB em modo MTP ou UMS, ficam todos dentro do diretório /sdcard. Os diretórios /system e /opl contém os arquivos de sistema, onde está o Androide, propriamente dito.

Você não vai encontrar o kernel do Linux, ele não é visto como arquivo no sistema, mas está em uma das "partições" da memória interna, as chamadas MTD e é carregado por um bootloader especial para a cpu ARM, o blob.

Na maioria dos Androides, os arquivos apk instalados ficam na memória interna do telefone, em um diretório /data/app. Isso limita seriamente a quantidade de aplicações que podem ser instaladas, pois a memória interna é limitada. No Mini, as aplicações são instaladas dentro do /sdcard/app, e justamente por isso existe aquele bug que destrói as aplicações instaladas ao se plugar o cabo USB em modo UMS.

O diretório /data/data/ não pode ser visualizado diretamente, mas contém os dados das aplicações instaladas, todos os contatos da agenda, eventos do calendário, configurações do sistema, preferencias do usuário, emails, mensagens, etc. Por isso, não é desejável manter ou receber emails com arquivos em anexo grandes , eles podem esgotar o espaço disponivel na memória interna. O sistema também não remove arquivos de aplicações desinstaladas, eles ficam lá ocupando espaço para sempre. A única forma que o usuário normal tem para remover esses arquivos perdidos é com o Master Reset, no menu de configurações. Faça um backup do sistema antes disso e restaure depois.

O diretório /local é critico para o sistema, lá estão armazenados logs que descrevem o estado do telefone e também os dados lidos do chip SIM do GSM ou WCDMA.

Os logs podem ser visualizados com o comando 'adb logcat'. Incrivel a quantidade de operações que acontecem no telefone a cada minuto.

Arquivos podem ser transferidos usando os comandos 'adb pull' e 'adb push', para ler e escrever arquivos respectivamente.

Se você quer tirar o máximo proveito do Mini, e modificar as entranhas do firmware, esse é o caminho. Se ainda não sabe, considere aprender um pouco mais sobre linux. Não é nada dificil e as recompensas são realmente grandes para os que se aventurarem.

---

Em tempo, a Borqs disponibiliza uma versão própria do SDK com as mesmas ferramentas e uma imagem de seu ophone em http://www.ophonesdn.com/ O site é quase todo em Chinês, mas não é dificil encontrar a página de registro e download do SDK.

---

Para sistemas windows, pode ser necessário instalar um driver para o micro reconhecer o Mini em modo ADB. Se tiver dificuldade com isso, comente aqui no blog que eu pesquiso uma forma de ajudar.

6 comentários:

Unknown disse...

OK baixei o do OPHONE
e o original do google 2.0? isso

Unknown disse...

OK baixei o do OPHONE
e o original do google 2.0? isso

Unknown disse...

ta os dois aqui descompactados
agora tem que por no PATH do windows???
add ai msn ! pepe.tecnobr@hotmail.com

Greg disse...

Correto, ponha o diretório tools que tem dentro do sdk no path. Mas escolha apenas um deles, eu prefiro o do google.

Unknown disse...

tah lah! botei no patch o caminho inteiro!

Anônimo disse...

olá, não consigo encontrar um 'ADB Driver' para o Mini 3iX. alguém pode me ajudar?