O primeiro repositório de informações, guias e novidades sobre um dos celulares Android mais originais que existem

sábado, 14 de agosto de 2010

O bom, o ruim e o feio

Longo tempo sem posts, nosso amigo alpha em "férias" involuntárias está fazendo falta.

Quando o Google anunciou o Android, telefones baseados em Linux não eram mais novidade. Mesmo assim, a nova plataforma causou impacto e está revolucionando a indústria. O motivo é a proposta da portabilidade, o santo graal dos desenvolvedores de aplicação. Por muito tempo se apostou no Java para isso. Mas quem já testou aplicações java em diversos equipamentos sabe que a usabilidade fica prejudicada conforme os recursos disponiveis.

O Google tenta resolver isso no Android estabelecendo uma série de requisitos para que os equipamentos sejam compativeis com a plataforma. Passando o tempo, com o amadurecimento da plataforma, os requisitos vão se tornando mais flexiveis e o grande desafio será evitar a fragmentação.

Testando centenas de aplicações no Mini ou em outros Androides, algumas não são compativeis, outras são compativeis mas não usam a tela toda pois foram feitas para telefones com tamanhos de tela especificos e não sabem como se comportar em telefones com formatos diferentes.

BOM:

Aplicações mais elaboradas conseguem um bonito visual e funcionamento em qualquer telefone. É o caso do Beautiful Widgets, frequentemente encontrado naqueles blogs onde o pessoal posta screenshots de seus Androides. Essa aplicação traz um conjunto de widgets que funcionam muito bem no Mini, mas dentre eles o que chama mais a atenção é o Beautiful Home, que combina um relógio com previsão do tempo e geolocalização. Tocando com o dedo sobre a previsão do tempo ele dá mais detalhes sobre as condições do tempo e a previsão para os próximos dias, incluindo uma animação gráfica de qualidade excelente. Pode-se associar aplicações que serão disparadas ao tocar o relógio ou a data. Tudo altamente configurável, com direito a temas que podem ser instalados usando a própria aplicação.

Se você, como eu, tem dificuldade de lembrar o número de seu celular, pois nunca liga para si mesmo, o segundo widget desse screenshot pode ser útil. Chamado What's my Number, esse widget faz apenas isso, exibe o número do seu telefone em local de fácil acesso.

Mais sofisticado é o My Location Widget, que ao ser tocado obtém a localização atual usando o GPS e com base nas coordenadas acessa um banco de dados de localidades para exibir o endereço onde você está: nome da rua e número aproximado da casa ou prédio.

Falando em GPS, outra aplicação de mapas que funciona bem no Mini e tem bom visual é o gvSIG Mini Maps, que permite usar mapas de diversas origens, como Google, Yahoo, Microsoft e ainda tem integração com tweeter.

RUIM:

Muitas aplicações são incompativeis com o Mini por serem: 1) mais antigas do que o Android 1.5 que vem no Mini; 2) feitas usando recursos de versões mais recentes do Android 1.6, 2.0, 2.1 ou 2.2; 3) feitas para funcionar apenas em algum telefone específico; 4) feitas para usar algum recurso de hardware não disponivel no Mini, como um teclado físico, um trackball ou um magnetometro.

Mas o ruim mesmo é que dentre as que são compativeis, há aquelas que não podem ser usadas por algum bug do firmware do Mini. Já mencionamos o Aptoide e o Apktor recentemente, são duas aplicações que usam um objeto Java do Androide chamado TabHost, com um parametro wrap_content. Esse parametro diz para o sistema calcular o tamanho necessário para o texto e usar apenas esse espaço na tela para os botões ou tabs. Mas o Mini aloca a tela inteira para os botões e não deixa espaço para mais nada. Resultado: aplicações não usáveis por um motivo bobo.

Da mesma forma, o Barcode Scanner não funciona no Mini por usar um recurso do Androide que permite visualizar a imagem ao vivo da camera e extrair frames eventualmente para serem processados. O Mini permite visualizar a imagem ao vivo, no chamado Preview Mode, mas não tem o código necessário para extrair imagens enquanto isso.

Há esperança de conseguir corrigir isso usando updates de firmware, se um dia estiverem disponiveis, adicionando camadas Java ou modificando os apks para eles saberem o espaço que podem ocupar. Vamos continuar procurando resolver isso.

Para aplicações cujos fontes estão disponiveis, pode-se tentar modificar o programa diretamente, como fiz com o Aptoide. No caso do Barcode Scanner, é preciso modificar para ele não ficar focando o tempo todo a imagem e "tirar uma foto" quando o botão da camera for pressionado. Essa modificação é relativamente simples, mas por motivos pessoais ainda não consegui me dedicar para fazer ela, Aguardem.

FEIO:

Feio mesmo são as aplicações cujos desenvolvedores não tiveram acesso a telefones de formatos diferentes ou que não foram preparadas para isso. Algumas chegam a ser usáveis, mas fica aquele visual feio, desorganizado. O menu de configurações do AndNav2 se encaixa nessa categoria.

Também é feio o visual da interface que a Borqs customizou, como boa empresa chinesa vermelha. Já encontramos de quais arquivos no firmware vem essas cores, agora temos que ver como fazer para substitui-las.

6 comentários:

Unknown disse...

bah amigao! compreu um dell mini mas to me batendo! consegui trocar a home e adicionar widgets! preciso de um Igo, tipo ainda tenho dificuldades venho de um iphone e hackeavamos as coisas com jails e tal! comprei dessa vez um android pra ver o que achava mas ainda nao estou me acertando!
se conseguir dar uma foça com links dos apk que tu instalou etc... eu ia agradecer mto!
mas pepe.tecnobr@hotmail.com!

Greg disse...

Giuseppe, tenho obtido os apks de fontes variadas. Relatei algumas possibilidades no post anterior. Um site com muitos desses apks é o Blackdroid.

Unknown disse...

Greg! ja viu o site do criador do firmware! lá tem arquivos do ophone 2.0! será que não teriamos como alterar esse firmware para rodar no Dell mini 3ix? http://www.borqs.com/

Greg disse...

Sim, vi o site. Mas os arquivos que tem lá não formam um firmware completo, são apenas algumas das peças necessárias para montar o firmware. Achei também um site chinês que tem uma cópia do firmware para o Mini 3i, que poderia ser facilmente adaptado para funcionar no nosso Mini 3iX e incrementado com arquivos de Androides mais novos disponiveis no Google. Depois disso, o problema é achar alguém disposto a arriscar seu Mini para testar.

Anônimo disse...

To disposto a usar o meu como cobaia

Anônimo disse...

testei no meu agora to sem ligar fncao telefone....
naosei se deu problema no meu conector dosimcard
ou se foi memso firmware..
se tivesse o da caropra download voltaria
mas por enquanto agora tarde irei tentar mandar verificar se tem problema no conector do sim ja desmontei mas nao vi nada estranho nao....
funcionaodtudim exceto funcao telefoneeeee
agora lascou ne hihhi
ainda bemq ue tou com ele so pra tstes mesmo... fular ele bem
kkk
da sempre no sim quanod ligo ele
tem duas opçoes linguagem no firmware chines chines e english

tou tentanod mudar alguns arquivos internos pra ver se pega o sim card..
mas hoje saberei se tem algum problema encaixe dosim card

falou ai pessoal