O primeiro repositório de informações, guias e novidades sobre um dos celulares Android mais originais que existem

domingo, 12 de setembro de 2010

Sons


Tocar arquivos MP3 é fundamental para qualquer telefone hoje em dia, para ouvir música com fones de ouvido ou para escolher aquele toque personalizado para nossos contatos. Mas o Mini
também suporta arquivos OGG Vorbis, mais modernos, compactos e precisos. Basta enviar ao Mini da mesma forma como fazemos com os arquivos apk que ele se encarrega de listar e tocar.

Uma aplicação interessante é o RingDroid que permite selecionar o trecho favorito de sua música para usar como toque personalizado para seus amigos.


Mas para testar os limites da capacidade
sonora do Mini (e de meus próprios ouvidos), usei essa aplicação Dog Whistle. Como um bom apito para cães, você não escuta absolutamente nada. Mas ao acionar a aplicação, o Mini emite um ultrasom a 24KHz. O cãozinho Yorkshire da Lu em repouso, imediatamente levanta as orelhas, localiza a origem e sai correndo em disparada, latindo e tentando pegar o Mini.


Isso mostra a capacidade de gerar sons extremamente agudos. Mas e a capacidade de gravar sons? O Mini vem com uma aplicação de gravador de voz muito boa. Mesmo usando altas taxas de compactação, ainda assim a voz fica perfeitamente reconhecivel e compreensivel.

Já comentei sobre a aplicação Shazam. Você está em um bar, com amigos e toca aquela música legal que ninguém consegue lembrar o nome. Ligue seu Mini e acione o Shazam. Ele "ouvirá" alguns segundos da música, vai gerar uma assinatura para ela e pesquisar via internet. Em poucos segundos mais, ele retorna o nome da música, autor e até um link para você comprar o disco online. A taxa de sucesso é impressionante, o Shazam reconhece mesmo músicas nacionais que eu não esperava que ele encontrasse.

Para mostrar de fato a qualidade da captação de sons do mini, usei essa aplicação SpectralView, um analizador de espectro, com versão grátis e versão paga. O desafio era ver o que a aplicação gera ao ouvir a música desse artista aqui: Aphex Twin é um músico que ficou mais famoso por inserir imagens em suas músicas que podem ser visualizadas com analizadores de espectro. Em uma delas, ele coloca uma foto de seu próprio rosto. Tocando essa música na saida de som de meu notebook e gravando com o Mini, o resultado fala por si só, confira:



19 comentários:

Lu disse...

Maldade acordar um cãozinho indefeso com um susto daquele jeito!! Da próxima vez, vê se me avisa antes de fazer experiências científicas aqui em casa!

Greg disse...

Foi sem querer, Lu! :) Achei que ele não ia nem ouvir nada, parecia que ia ser em volume baixo e foi bem de longe!!

Desculpa, na próxima eu aviso sim.

Alpharoid disse...

(Risos!)

O susto do cãozinho da Lu nos deu ao menos um bom indicativo: o aplicativos que rodam direitinho no mini 3 estão ficando mais numerosos.

Tenho aqui um antigo programa para "espantar mosquitos". Nâo sou da raça Yorkshire, mas posso jurar que as frequencias que ele emite estão erradas.

Ele não chama a atenção de nenhuma espécie exceto a humana, e não, não espanta nenhum mosquito.

Vou apagar isso aqui.

Anderson disse...

meuuuuuu ... este blog tem me ajudado muito com o meu maldito mini 3ix, porem ainda quero mata-lo (nao vc e sim o 3ix) nao consegui nem instalar os jogos que vc deixou como sugestao. Pode me ajudar com isso? ... ta osso

Greg disse...

Anderson, obrigado pelo comentário. Esse blog só existe porque compramos um Mini e passamos por essas dificuldades que estás relatando. O objetivo é exatamente aprender uns com os outros, então espero sim poder te ajudar.

Qual exatamente o passo que estás tendo problemas? 1) Encontrar arquivos apk de aplicações, 2) Enviá-los para o Mini, ou 3) Fazer o mini aceitar e instalar as aplicações?

Igor Alvarez disse...

Para quem ja me ajudou muito com meu Mini vai ai um "pacotão" de aplicativos. Loooogio que não testei todos, mas alguns que instalei funcionam bem. http://fileserve.com/list/Z339Y6n

Greg disse...

Igor, obrigado. Uau! São 640MB de apps, praticamente um CD inteiro.

Igor Alvarez disse...

Greg, tem algum software que vcs usam para fazer back up das informações do dell, como fotos, agenda, e outros. Meu dell, comprei na mão de um amigo e não veio com nada, dai queria saber se veio com um cd ou algo do tipo. Eu ate achei um mas é chines e deletou todos os meus aplicativos; chama pcsuite_for_android_1.5.9.108. E os aplicativos, alguma indicação nova. Estou tentando colocar novos temas no aHome, mas não consigo, dentre outras coisas que tão complicadas nesses celular!!rsrs

abraços

Unknown disse...

O que aconteceu com vocês? Sumiram a um tempão...
Vendeu o 3iX? A Dell/Claro ameaçou vocês?

glaudys disse...

Muito bom esse blog, comprei um dell mini e tive dificuldades com ele no inicio mais agora já personalizei bastante ele e fiquei muito satisfeito, é um smartphone ótimo.
Obrigado a todos.

Marno disse...

Olá Greg, estou com meu Dell mini 3iX "Cobaia" aqui, eu instalei a rom do mini 3iW (da China) mas não funcionou o chip gsm, OPhone OS desta versão roda mais "fluido" do que a original, só tem esse probleminha do CHIP, ah, ele não possui o market. Uma pena. Agora eu estou à procura da rom do Aero para testar. Tem alguma dica?
-Feliz Natal-

vaane; disse...

Bom, eu nem sei se você ainda olha eses recados, mas eu vou apostar que sim. Bom, eu queria voltar pra sessão 'operações cirurgicas', já que eu estou tentando fazer isso em um dos meus apk e, infelizmente, só estou fracassando, haha.
Gostaria de saber se teria como você me ajudar. Tenho tentado arrumar o market enable, mas tá complicado. Gostaria de saber também se você sabe alguma maneira de instalar o android market, porque eu queria muito, hm :) obrigada.

Mayara (ou Tina) disse...

ola, vc sabe pq nao posso manter ligado ao mesmo tempo a rede movel e o wi-fi sem que o navegador cobre a tarifa da minha linha?

o rapaz da dell me afirmou que para usar o navegador por meio do wifi só com a rede movel desligada!!!

obrigadaaa

Greg disse...

Agnes, o wi-fi vai ser usado preferencialmente sempre que estiver disponivel. As conexões 3G/GPRS/EDGE que são cobradas no plano de dados sõ estão sendo usadas quando o icone 3G/G/E no alto da tela mostra a animação dos dados.

Para impedir de usar o plano de dados, use a aplicação APNDROID, como recomendamos em posts anteriores.

Greg disse...

Vaane, para instalar o market, só rooteando o Mini. Ele precisa ser instalado no diretório /system/app para ter os privilégios especiais. Mesmo assim, não é tão fácil. Eu prefiro não ter o market no Mini, ele abriria demais o Mini para o Google.

Dica, use o emulador que vem com o SDK do android, é bem mais fácil conseguir.

Ah, o market enabler não é necessário para fazer o market funcionar.

Greg disse...

Marno, ainda não vi a ROM do aero, de fato ela deve ser bem mais interessante do que a chinesa. Como você fez a troca do firmware ? Conseguiste retornar ao sistema original ?

É interessante ver se a imagem pode ser modificada antes de gravar no mini3, pois aí abre caminho para adicionar coisas no sistema e para fazer upgrade para versões mais novas.

Anônimo disse...

como eu instalo arquivos jad?

Frank Bernardo disse...

Greg e Marno

eu tenho aqui a rom do aero pra baixar! vou postar pra vocês!
marmo posta ae como você fez pra trocar pra o ophone, e vê se com a rom do aero aqui vc consegue colocar no dell mini 3ix!

aqui esta o link! http://ophone8.com/forum.php?mod=viewthread&tid=34061&highlight=dell%2Baero

Use o nevagador google chorme e peçapra traduzir a pagina pois ela está em chines, mais a rom e em Ingles!

vê se consegue alguma coisa ai flw

Frank Bernardo disse...

GREG e Marno disponibilizo aqui outro link pra baixar a rom do aero 2.1

http://www.mediafire.com/?vhv6rge682h2ow9


falam um bom trabalho!