O primeiro repositório de informações, guias e novidades sobre um dos celulares Android mais originais que existem

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bluetooth


Se você pensa que Bluetooth é apenas um sugador de bateria em telefones e que deve ser desligado manualmente enquanto não está sendo utilizado, aqui vão alguns motivos que podem convencer a mantê-lo ativo (ou não).

Antes de usar o Bluetooth pela primeira vez com qualquer equipamento, é preciso "parear" com esse equipamento. O processo é simples, precisa ser feito apenas uma vez na vida com cada equipamento e serve para dar segurança e garantir que você está autorizado a usar os dois equipamentos para trocar informações.

Já mencionei que o Bluetooth é minha forma preferida de transferir arquivos do computador para o Mini, mesmo quando já estou com ele conectado via USB. Se seu computador não veio com Bluetooth de fábrica, adaptadores USB podem ser comprados na Internet por menos de R$10,00. Imediatamente após transferir os arquivos, o Mini já pergunta se você quer abri-los. Se forem arquivos apk, o Mini já inicia a instalação da aplicação.

Também é possivel e conveniente enviar arquivos do Mini para o computador usando Bluetooth. Basta selecionar os arquivos usando o gerenciador de arquivos, galeria de fotos ou outra aplicação especializada, manter o dedo pressionado e selecionar a opção "compartilhar". Selecione compartilhar via Bluetooth, aponte o nome do computador e pronto. Os arquivos serão enviados.

É possivel transmitir arquivos direto de telefone para telefone. Troquei muitos arquivos de aplicações com o Mini do Alpharoid usando esse método. Curiosamente outros Androides, como o Nexus One, não aceitam receber arquivos de aplicações via Bluetooth nativamente, é preciso instalar uma aplicação para isso.

Em outros paises, é mais que comum ver as pessoas andando com headsets Bluetooth pendurados na orelha o tempo todo. Se você tem um desses, quase não há motivos para tirar o telefone da pasta, bolsa ou mochila. Para atender ligações, basta pressionar o botão do headset.

Telefones mais sofisticados aceitam comandos por voz. E em muitos desses, ao pressionar o botão do headset sem estar recebendo uma chamada, é possivel enviar esses comandos "falando" para o telefone ligar para algum contato na agenda ou para determinado número. O Mini 3 tem um sistema desses para aceitar comandos por voz, fornecido pela Nuance. Funciona bem ao usar pelo telefone, mas faltou algo na configuração do Bluetooth para conectar nesse módulo, e por isso não é possivel enviar comandos de voz para o Mini. -- Alõ, Dell!!! Sei que vocês estão lendo! Isso seria fácil de corrigir!

Pelo código de trânsito, não é permitido falar ao telefone enquanto dirigimos. De fato, segurar o telefone com uma das mãos limita movimentos que poderiam evitar alguns acidentes. Por isso, há carros equipados com Bluetooth e viva-voz. Testei o Mini com o autorádio de série de um fabricante nacional. Ao receber uma ligação, o rádio interrompe a música e toca uma campainha. Não é o toque do telefone, é algo do próprio rádio. No display do rádio, aparece o nome do contato ou número de quem está ligando. Com um simples toque em um botão, a ligação é atendida, usando os alto-falantes do carro e microfones embutidos no rádio. O Mini não aceita os comandos de voz via Bluetooth, mas é possivel iniciar ligações consultando a agenda do telefone pelo painel do rádio e selecionando o contato desejado. Bastante prático. Se estiver dirigindo, pare o veículo em local seguro antes de usar isso.

O Mini pode ainda ser usado como mp3/ogg player via Bluetooth. Basta iniciar o player normalmente que as músicas serão reproduzidas nos alto-falantes do carro. Funciona muito bem, mas tem um bug estranho: aproximando muito o Mini do rádio, a música fica acelerada. Afastando eles, a música toca normalmente.

Não consegui conectar teclado Bluetooth no Mini, parece não ser compativel. Se você conhece alguma outra aplicação para Bluetooth, acrescente seu comentário aqui. Obrigado!

Nenhum comentário: